logo

Alumiar Produções realiza 1° Festival Forró na Rede – João Pessoa

Alumiar Produções realiza 1° Festival Forró na Rede – João Pessoa

O Festival será transmitido ao vivo pela internet e contará com o show de cinco bandas de forró

O 1° Festival Forró na Rede – João Pessoa acontecerá no dia (28) de março, de forma 100% digital e gratuito, com transmissão ao vivo por meio do canal oficial do YouTube do Festival. Contará com apresentações de bandas de forró locais, além da participação de grupos da cultura popular tais como repentistas, poetas e cirandeiros, dentre outros sediados na Capital paraibana. O objetivo do Festival é propagar o forró e a cultura popular por todos os cantos por meio da web.

O evento abre espaço para a pluralidade, com grupos formados por mulheres e de etnias diversas, além da comunidade tradicional, movimentando a produção cultural de João Pessoa, expandindo horizontes, oportunizando experiências e motivando os artistas e músicos envolvidos.

A música representa um dos mais tradicionais e populares produtos criativos brasileiro, ultrapassando fronteiras da publicidade, da televisão, do cinema e das artes em geral, uma vez que outros segmentos da cultura dialogam com ela.

Por ser um ritmo que fala de nossa cultura, do regionalismo e de influências múltiplas, o forró tradicional sempre foi muito popular no Brasil e contribui diretamente para a construção da identidade musical nordestina. Mesmo com toda essa tradição, o forró vem, gradativamente, perdendo visibilidade no cenário musical brasileiro. Essa realidade, enfraquece a nossa verdadeira identidade e deixa de contemplar o nosso quadro de músicos/artistas, tendo em vista que a identidade de um povo está em sua própria cultura, incluindo todas as crenças mitos, expressões populares, ritmos e todo o conjunto de conhecimentos e comportamentos.

Segundo o idealizador do projeto, o produtor cultural, Paulo Meneses, “o 1° Festival Forró na Rede – João Pessoa, surge com a ideia de celebrar, por meio da web, um ritmo que pertence diretamente ao modo de ser do povo nordestino, do paraibano e do pessoense, resgatando boas músicas do gênero, mantendo viva nossas obras autorais e/ou releituras e arranjos de nossos músicos”.

Programação Festival Forró na Rede
16h – Abertura com apresentador – duração de 5 minutos;
16h05 – Grupo 1 – 50 minutos – Xumbrego de Rabeca
16h55 – Intervalo 1 Aula de Dança – Larissa Santana e Samir Gomes;
17h15 – Grupo 2 – 50 minutos – Alexandre Pé de Serra
18h05 – Intervalo 2 – Leo Rugero
18h25 – Grupo 3 – 50 minutos – Corda Bamba
19h15 – Intervalo 3 – Apresentação de Dança;
19h35 – Grupo 4 – 50 minutos – Os Fulano
20h25 – Intervalo 4 – DJ Samir Forró;
20h45 – Grupo 5 – 50 minutos – Os Gonzagas;
21h35 – Encerramento.

Sobre o Festival
Realizado pela Alumiar Produções, com o incentivo da lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura por intermédio da Fundação Cultural de João Pessoa. Esta é a primeira edição do evento, e a intenção da Alumiar Produções, é tornar o Festival Forró na Rede – João Pessoa, uma referência, posicionando-o como propagador da cultura popular nordestina, por meio da manifestação dos mais variados ritmos.

Serviço:
Festival Forró na Rede – João Pessoa
Data: 28 de março de 2021 (Domingo)
Local: Transmitido ao vivo pelo canal oficial do YouTube do Festival Forró na Rede
Siga o Festival Forró na Rede no Instagram: @festivalforronarede e no facebook: Forró na Rede

FONTE: Alessandra Lontra

Festival Forró na Rede – Imagem: Divulgação

Compartilhar:




Comentários:

Colunistas