logo

Com apoio da Secult CE, Projeto Palavras recebe Xico Sá falando de novos livros e projetos

Com apoio da Secult CE, Projeto Palavras recebe Xico Sá falando de novos livros e projetos

O encontro do renomado escritor e jornalista Xico Sá com o público cearense acontece nesta terça-feira (20), às 19h, no Instagram @palavras.projeto e pelo Canal do Youtube da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE). Mediado por Fabiano Piúba, escritor, gestor cultural e atual secretário de cultura do Ceará, a conversa segue sobre a obra e as últimas publicações do convidado: O Livro das Mulheres Extraordinárias (editora Três Estrelas) e Sertão Japão (editora Casa de Irene). O encontro promete uma conversa instigante sobre livros, política e outros temas.
O projeto PALAVRAS é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros numa ação conjunta com a Biblioteca Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. O projeto Palavras conta com o apoio institucional da Secult e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Jornalista premiado, ex-colunista da Folha de São Paulo e portal UOL, Xico Sá já teve recentemente uma de suas obras adaptadas para o cinema – Big Jato – um romance autobiográfico, onde narra sua infância e adolescência no Cariri cearense. Em 2019, participou do projeto Você é o que Você Lê ao lado do ator e humorista Gregório Duvivier e da atriz e apresentadora Maria Ribeiro, visitando várias cidades pelo país num divertido encontro literário.

Desde 2006, participou em Fortaleza de lançamentos e projetos literários como Mundo Livro, onde lançou Catecismo de Intimidades, Devoções e Pornografias, ‘Chabadabadá’ em 2011, e Big Jato. Em 2018, também participou como conferencista da I Feira Literária de Fortaleza.

Autor também familiarizado com a TV, Xico Sá faz participações em programas da Sport TV comentando futebol, em Saia Justa do Canal GNT falando sobre comportamento, na TV Cultura no programa Cartão Verde ao lado do ex-jogador e amigo Sócrates, em especiais em copas do mundo e no programa Amor & Sexo com a apresentadora Fernanda Lima, na TV Globo.

Mais sobre Xico Sá
Escritor e jornalista, nasceu no Crato, na região do Cariri cearense, e iniciou sua trajetória profissional no Recife. Ganhador de importantes prêmios do jornalismo, como “Esso”, “Folha”, “Abril” e “Comunique-se”, é atualmente colunista do jornal “El País/Brasil”.

Um dos principais cronistas brasileiros contemporâneos, Xico Sá é autor de “A Pátria em Sandálias da Humildade” (editora Realejo), “Os Machões Dançaram – Crônicas de Amor & Sexo em Tempo de Homens Vacilões“ (Ed. Record), “O Livro das Mulheres Extraordinárias” (Ed. Três Estrelas), “Big Jato” (Ed. Companhia das Letras), “Modos de Macho & Modinhas de Fêmea”(ed. Record) e Chabadabadá – O Macho Perdido e a Fêmea que se Acha (Ed. Record), “Sertão Japão” (Ed. Casa de Irene), entre outros livros.
Participa ainda das antologias “As Cem Melhores Crônicas Brasileiras” (Ed. Objetiva), “Boa Companhia-Crônicas” (Ed. Companhia das Letras) e “Essa história está diferente” (Companhia das Letras), com recriações fictícias de canções de Chico Buarque. A seis mãos, com a atriz Maria Ribeiro e o ator Gregório Duvivier, Xico lançou em 2019, na Bienal do Livro do Rio, “Crônicas para ler em qualquer lugar” (Editora Todavia).

O Projeto PALAVRAS
O projeto PALAVRAS promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores, por meio de uma ampla programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, mas destina-se ao público em geral.

Serviço:
Projeto PALAVRAS
Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 19h – Gratuito
Programação infantil: quartas-feiras, às 9h e às 14:30h – Gratuito.
Mais informações sobre a programação no instagram @palavras.projeto e canal do Youtube da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

FONTE: SECOM CE

Compartilhar:




Comentários:

Colunistas