logo

Governo do Maranhão garante apoio ao Festival das Tulhas 2020

Governo do Maranhão garante apoio ao Festival das Tulhas 2020

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) garantiu apoio à 4º Edição do Festival das Tulhas que começou nesta terça-feira (13) e irá até quinta-feira (15). O evento está ocorrendo virtualmente pelo Instagram e YouTube com vídeos, intercalados por lives, das 9h às 21h.

Troca de conhecimento e experiências, criação de redes de relacionamentos entres pessoas, empresas e instituições através da cultura gastronômica, promovendo o que é do Maranhão e apresentando tecnologias da produção de alimentos. Esse é o propósito desta iniciativa já consolidada no calendário do estado, voltada a um variado público – que vai de organizações, produtores, estudantes e pesquisadores das cadeias produtivas da cultura da gastronomia até profissionais da agricultura, da culinária, do turismo e da comunicação, além de toda comunidade interessada.

Com a participação de chefs do Maranhão e de todo o Brasil, de renome nacional e internacional, o Festival das Tulhas conta com cerca de 120 convidados, o evento é realizado pela Associação Maranhense de Artesãos Culinários (AMAC), em parceria com a Setur e representantes dos diversos setores, público e privado do Maranhão.

Na live de abertura desta terça-feira (13), que começou às 17h, o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, juntamente com a jornalista Alessandra Lontra, especialista em Turismo, conversaram sobre o tema: Turismo Sustentável – Turismo Único e Encantador.

Para o secretário de Turismo, Catulé Júnior, o turismo e a gastronomia caminham lado a lado. “Nosso foco é que esse forte elemento cultural (gastronomia) se torne uma experiência encantadora para os turistas, fazendo com que a identidade do maranhense seja conhecida e reconhecida mundialmente. A gastronomia maranhense é um dos atrativos do nosso estado”, ressaltou o secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior.

Na quarta-feira (14), às 17h, o secretário adjunto do Turismo, Hugo Paiva Veiga, será o palestrante da live sobre ‘Turismo Sustentável – A importância da Gastronomia para o Turismo’.

O Festival das Tulhas 2020 pretende aguçar as memórias afetivas dos participantes, do sabor, do cheiro, da troca de calor humano (mesmo em tempos de distanciamento social) é o que promete Júnior Ayoub, idealizador e coordenador do evento, membro da AMAC.

“Contaremos a história que cada um de nós tem construído a cada dia. Dividiremos, com todos, nossas experiências, vivências, seja nos mercados do mundo, na cozinha, no balcão do bar, colocando água na brasa ou a mão na massa, sempre exercendo a arte de receber bem, harmonizando, ao vivo e em cores, gravado em vídeos, áudios ou textos e até mesmo com fotos, músicas e danças. Deixando nosso Estado no mapa”, descreve, poeticamente, o chef Júnior Ayoub.

FONTE: SECOM MA

Compartilhar:




Comentários:

Colunistas