logo

IFPB Cabedelo Centro abre 592 vagas para o Nordeste no Curso de Especialização Técnica em Guia em Atrativo Cultural

IFPB Cabedelo Centro abre 592 vagas para o Nordeste no Curso de Especialização Técnica em Guia em Atrativo Cultural

As inscrições para o edital do Projeto Turismo Nordeste: Novos Rumos, para o Curso de Especialização Técnica em Guia em Atrativo Cultural começam no dia (11) e seguem até às 23h59 do dia (21) de junho

O Instituto Federal da Paraíba – Campus Cabedelo Centro (IFPB) em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), irá ministrar o Curso de Especialização Técnica em Guia em Atrativo Cultural na modalidade EaD. O objetivo do Curso é qualificar guias de turismo em todos os estados da Região Nordeste.

O Curso é direcionado exclusivamente aos guias de turismo regionais que já concluíram o Curso Técnico em Guia de Turismo e estão cadastrados no Sistema de Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Ao todo serão disponibilizadas 592 vagas distribuídas entre os Estados da Região Nordeste.

O candidato deverá realizar a inscrição para as vagas referentes ao Estado no qual está habilitado para desenvolver suas atividades (Categoria), de acordo com o CADASTUR. O candidato deverá optar por concorrer a UMA das vagas referentes a apenas UM Estado, conforme disposto no item 1.1.1 do edital de inscrições.

O curso tem um total de 200 horas, sendo estas divididas:
160 horas de atividades teóricas que ocorrerão a distância, realizados através do Moodle, sendo este o Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pelo IFPB.
40 horas de atividades práticas, incluindo até duas visitas técnicas (presenciais), que acontecerão em datas definidas (podendo ocorrer nos finais de semana) pelos professores formadores e professores mediadores junto com a Coordenação Geral e Coordenação do Curso, e comunicado ao aluno com antecedência.
Dentre as atividades que compõem a prática profissional, poderão ser desenvolvidas ao longo do curso atividades tais como:
Turismo Cultural: conceitos e fundamentos;
Patrimônio histórico cultural;
Patrimônio cultural e memória social;
Educação patrimonial;
Planejamento de projetos e roteiros turísticos culturais;
Teoria e prática profissional do guia especializado em atrativo turístico cultural.

O projeto será realizado com recursos do Ministério do Turismo e os guias inscritos não precisarão pagar qualquer valor para se inscrever no processo seletivo ou para participar dos cursos. Além disso, estão previstos recursos para auxiliar financeiramente os cursistas quanto à realização de visitas técnicas / atividades práticas.

Devido à situação da Pandemia de COVID-19, do isolamento social e da suspensão das atividades presenciais no âmbito deste Instituto Federal da Paraíba, todas as fases desse certame ocorrerão excepcionalmente e exclusivamente de forma remota.

As inscrições serão realizadas exclusivamente mediante o preenchimento do formulário eletrônico disponível à partir do dia (11) de junho pelo link https://concursos.ifpb.edu.br/ desde que detenha ou possua acesso a uma conta de e-mail válido e ativo. As inscrições poderão ser realizadas até às 23h59min do dia (21) de junho, horário local, conforme estabelecido no edital, no item 16 – CRONOGRAMA.

Os cursos abordarão temáticas relacionadas a meio ambiente e sustentabilidade; patrimônio turístico natural; legislação ambiental; primeiros socorros em áreas naturais; técnicas e práticas de educação ambiental; planejamento de projetos e roteiros turísticos naturais entre outros.

O Instituto Federal da Paraíba está entre as instituições públicas melhor qualificadas na Educação a Distância (EaD) no Brasil. Na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação-(MEC), o IFPB obteve nota 5, o conceito máximo, em Educação a Distância.

Confira todas as regras do edital para inscrição AQUI.

FONTE: Alessandra Lontra

Compartilhar:




Comentários:

Colunistas