logo

O aniversário de 136 anos de Soledade é comemorado no dia 24 de setembro, mas o município iniciará os festejos com 1º Festival de Queijos, de (16) a (18) de setembro

O aniversário de 136 anos de Soledade é comemorado no dia 24 de setembro, mas o município iniciará os festejos com 1º Festival de Queijos, de (16) a (18) de setembro

Para comemorar os 136 anos do Município de Soledade, no Cariri paraibano, a Prefeitura realizará o 1º Festival de Queijos, que acontecerá de (16) a (18) de setembro, na Praça do Centro da cidade, das 16h às 19h. O objetivo do projeto, de acordo com o prefeito Geraldo Moura Ramos, é mostrar que Soledade tem potencial para ir além do ponto de parada dos viajantes que cruzam a cidade em direção ao Sertão. “Soledade tem contribuído não só com a culinária paraibana, mas também para a cultura e a história do Estado”, disse Ramos.

O evento contará com apresentações de artistas, bandas locais e personagens tradicionais na história da população, além de Feirinha do Queijo, venda de artesanatos locais, desfile da rainha e do rei do queijo e o Festival Gastronômico, com os restaurantes da cidade, que vão preparar pratos com o laticínio. O Festival contará ainda com disputa de quem come mais queijo e a competição do maior queijo produzido em Soledade.

Além do Festival, Soledade realizará a 4ª Copa Paraíba Mountain Bike (MTB) ‘Cabra da Peste’, ‘Mostra Soledade’, lançamento do livro ‘A Flor do Caruá 2’ e live show com Luh Barreto e Banda.

Pensando na qualidade dos produtos e serviços ofertados em Soledade, o Sebrae PB realizou um curso de 08 a 10 de setembro para os produtores locais e empreendedores para aperfeiçoamento da fabricação dos laticínios, vendas pelas redes sociais e como trabalhar nas relações profissionais.

A qualificação aconteceu na Estação Experimental da Pendência, sede da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), que também atua na fabricação do alimento. Além do leite de vaca, os produtos são feitos também com leite de cabra – o município tem o 4º maior rebanho do animal da Paraíba.

Durante o Festival, os produtores poderão colocar em prática tudo o que aprenderam durante a qualificação do Sebrae PB. Será o momento para bares, restaurantes e ambulantes mostrarem toda a sua criatividade, com pratos desenvolvidos à base de queijos de vaca e de cabra, que são o cartão postal gastronômico de Soledade.

Os empresários prometem trazer para o Festival, um cardápio diversificado à base de queijo, que vai desde hambúrguer, cubos de queijo, ninho de carne de sol na nata, tapioca e coxinha.

O Festival é uma iniciativa da Prefeitura de Soledade e conta com o apoio do Governo Federal, do Sebrae – PB e da PBTur.

FONTE: ALESSANDRA LONTRA

Compartilhar:




Comentários:

Colunistas