logo

Orquestra Sinfônica do RN realiza “Concurso Internacional de Canto Linus Lerner

Orquestra Sinfônica do RN realiza “Concurso Internacional de Canto Linus Lerner

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, mantida pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, promove o Concurso Internacional de Canto Linus Lerner – Edição Brasil, com abertura das inscrições do dia 1º a 29 de agosto.

A edição brasileira sequencia o 5º Concurso Internacional de Canto Linus Lerner realizado em conjunto com o Festival de Ópera de San Luis Potosí (México), em parceria com Southern Arizona Symphony Orchestra (SASO). As quatro edições anteriores receberam centenas de inscrições oriundas de mais de 20 países, aos quais foram premiados diversos cantores, muitos deles em carreiras internacionais atualmente.

A realização da Edição Brasil foi criada no intuito de apoiar talentos brasileiros, nascidos e naturalizados, residentes ou não no país, tanto de forma financeira quanto com oportunidades de performance e de crescimento artístico, totalizando mais de R$ 130 mil reais em prêmios. Da mesma forma como o concurso no México, a edição brasileira somente é possível com o apoio financeiro da SASO, além da contribuição de inúmeros profissionais e instituições da área artística mundial.

Prêmios

São mais de 70 prêmios distribuídos em três categorias: 15 prêmios em dinheiro, somando mais de R$ 40 mil reais; 8 prêmios em oportunidades de performances e mais de 50 prêmios de estímulo artístico, sendo esses pacotes de “classes” ou serviços (mini bolsas) destinados por grandes profissionais do mundo da ópera e instituições da área e distribuídos entre classes de canto e classes de interpretação/repertório que serão administradas a distância, através das plataformas digitais.

O maestro da OSRN, Linus Lerner realiza há anos um trabalho em prol do desenvolvimento de cantoras e cantores líricos em países distintos, principalmente no México, por meio do concurso de canto e programas de classes e masterclasses. Por essa trajetória, o concurso recebe o nome Linus Lerner, que ainda garante a participação ativa de diversos patrocinadores advindos, na maioria, da SASO e de artistas de vários países que creditam expectativas positivas na capacidade de desempenho do maestro.

As etapas acontecem virtualmente e o resultado será divulgado dia 29 setembro antes e durante o Terças Clássicas Ao Vivo com o Maestro, nos canais oficiais da orquestra, pelo YouTube e Facebook.

FONTE: SECOM RN

Compartilhar:




Comentários:

Colunistas