logo

Parque das Dunas completa 43 anos com programação cultural no domingo (22)

Parque das Dunas completa 43 anos com programação cultural no domingo (22)

No próximo dia 22 de novembro, o nosso Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” completará 43 anos de existência. Para celebrar, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – Idema preparou uma programação para comemorar o aniversário da primeira Unidade de Conservação criada no Rio Grande do Norte, em 1977.

Uma programação cultural no domingo (22) fará parte da agenda do Parque. O retorno dos projetos Bosque Encena, Som da Mata e uma nova fase do jogo Jornada no Bosque marcarão as celebrações, levando alegria, música, teatro, diversão e cores para o Bosque dos Namorados. Para um retorno das atividades culturais com segurança, serão tomadas medidas preventivas baseadas no protocolo de biossegurança, a exemplo do distanciamento social, uso obrigatório de máscara, utilização de álcool 70% e aferição de temperatura corporal.

Em razão da pandemia, o anfiteatro, que normalmente comporta 300 pessoas sentadas, será adaptado para receber um número de 154 visitantes no local. O espaço foi demarcado para orientar o distanciamento entre as pessoas, e os ingressos para os shows serão emitidos pela plataforma de eventos Sympla, através dos links https://is.gd/ZHYYSB e https://is.gd/rauHhi .

No próximo dia 22 de novembro, às 10h, o projeto Bosque Encena volta para alegrar as manhãs no Parque das Dunas. A atração será o espetáculo Estação dos Contos, do grupo potiguar Estação de Teatro, que apresentará um espetáculo de contação de histórias intercaladas com músicas e brincadeiras populares, contadas e cantadas pelas atrizes Ananda Krishna, Nara Kelly e Manu Azevedo.

A narrativa é construída através da mistura das histórias de tradição popular como “Brinquinho de Ouro”, “O Céu e as Estrelas” e “O Caso do Bolinho”, e canções originais, especialmente compostas para a montagem. Melodias do cancioneiro infantil também fazem parte do show, entre elas “Encontrei Nossa Senhora” e “Senhora D. Cândida”.

No período da tarde, depois de oito meses de recesso, o Som da Mata retorna nos finais de tarde de domingo, às 16h30, apresentando o grupo Fuxico de Feira que parte do forró tradicional, passeia pelo Frevo, Ciranda e Coco, e traz elementos de outras regiões como o Carimbó, a Lambada e o Choro, numa viagem que proporcionará muita animação ao público do Parque das Dunas. O grupo é formado por Fernandinho Régis na viola, violão e bandolim, Felipe Erick na flauta e sanfona, Abner Moabe na percussão, e Valério Felipe na percussão.

Simultaneamente à programação de teatro e música, o Game Jornada no Bosque passará a ter novas funcionalidades. Desenvolvido com o objetivo maior de mediar o encontro das pessoas com as outras espécies da natureza, o Jornada no Bosque aproxima o enredo ficcional criado para o mundo virtual, com as realidades do ambiente natural do Parque das Dunas. Nele, o espaço do próprio Parque é o cenário onde o jogo ocorre. Seus desafios colocam os usuários em movimento impulsionando que caminhem pelo Parque, e que ampliem a sua interatividade com a biodiversidade do local.

De acordo com a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, celebrar o aniversário do Parque com uma programação que valoriza a cultura e a biodiversidade potiguar, faz todo sentido no trabalho de conservação da natureza.

“No próximo domingo o parque completa 43 anos e apesar da situação de pandemia, é um momento que gostaríamos de celebrar, de festejar e mostrar o quanto o parque é importante para todos nós. Estamos em período de ajustes e de experimentar as várias opções de lazer e entretenimento que o parque oferece em situações normais. Apesar de o anfiteatro ser um espaço aberto, adotaremos os critérios de distanciamento, com as devidas marcações nos bancos, e esperamos efetivamente contar com a colaboração das pessoas no uso de máscaras para que todos possam aproveitar de maneira segura e responsável”, disse a gestora.

Mary Sorage acrescentou, ainda, que essa programação será um teste para a administração do Parque/Idema analisar a continuidade das apresentações nos demais fins de semana, uma vez que o Parque das Dunas segue com o controle do número de pessoas que circulam na área.

Os projetos Bosque Encena, Som da Mata e Jornada no Bosque acontecem graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão com o apoio de diversas instituições. Aproveite o domingo conosco e celebre o aniversário de 43 anos de existência do nosso querido Parque das Dunas!

Serviço:
Serviço: Parque das Dunas completa 43 anos com programação cultural
Local: Parque das Dunas (Av. Alexandrino de Alencar, s/nº – Tirol)
Dia: 22 de novembro (domingo)
Acesso ao Parque: R$ 1,00 (um real) – Os eventos são gratuitos
Produção Bosque Encena e Som da Mata: SADEPAULA Produções Criativas
Idealização e coordenação do Jornada no Bosque: Maurício Panella

– Link de inscrição para o Bosque Encena:
https://is.gd/ZHYYSB
– Link de inscrição para o Som da Mata:
https://is.gd/rauHhi

FONTE: SECOM RN

Compartilhar:




Comentários:

Colunistas