logo

Praia de Iracema é celebrada em programação da Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Instituto Cultural Iracema

Praia de Iracema é celebrada em programação da Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Instituto Cultural Iracema
FOTO: REPRODUÇÃO

Documentário dirigido por Carri Costa e shows musicais no Centro Cultural Belchior são destaques na programação

O aniversário da Praia de Iracema será celebrado, nesta sexta-feira e sábado (07 e 08/05), com uma programação cultural realizada pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). Exibição do documentário “Teatro da Praia: uma resistência em cena”, de Carri Costa, e show virtual no Centro Cultural Belchior compõem a agenda comemorativa.
Somam quase três décadas as histórias de resistência do teatro que nasceu para ser um palco democrático às artes. O filme “Teatro da Praia: uma resistência em cena” narra o percurso que levou Carri Costa a alugar um pequeno armazém e transformá-lo em um ponto de cultura de grande destaque. A estreia do documentário ocorre nesta sexta-feira (7), às 19h, no canal do YouTube do Instituto Cultural Iracema e do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Como parte da programação, antes da exibição do documentário, às 18h, será realizada uma live com o ator, diretor e idealizador da produção, Carri Costa, e com a atriz Solange Teixeira. O bate-papo debaterá as múltiplas narrativas culturais da Praia de Iracema e seus diversos atores.

Também em alusão ao aniversário da Praia de Iracema, o Centro Cultural Belchior promove, neste sábado (8), a partir das 17h, dois shows on-line com transmissão no canal do YouTube do equipamento. A primeira atração será da cantora Ayla Lemos, apresentando composições produzidas durante o período de isolamento social. As canções retratam a solitude do confinamento e a necessidade do diálogo consigo nesses momentos.

Em seguida a banda Bellois traz o seu repertório musical que mistura punk, folk, rock alternativo e rock dos anos 60. Os dois shows acontecem no projeto Belchior em Casa, que ocorre de forma virtual com o objetivo de fomentar a atividade cultural da cidade e do país, em meio à pandemia.
A ação “Vamos Juntos Virar a Maré”, de incentivo ao comércio local do bairro, volta em novo formato. Os estabelecimentos situados na Praia de Iracema e participantes do projeto receberão uma série de postais, imãs e jogos americanos com diferentes fotografias do bairro. A cada produto ou serviço adquirido, os clientes receberão o material afetivo da PI.

Documentário
O filme “Teatro da Praia: uma resistência em cena” traz uma importante narrativa histórica da cena cultural de Fortaleza. Aborda a importância de espaços culturais para a transformação de territórios, bem como o impacto da ausência de políticas públicas voltadas ao setor. Os entrevistados comentam o desafio de gerir um equipamento cultural de forma independente. Entre os personagens desta história, está o idealizador do Teatro, Carri Costa, e a famosa comédia Tita e Nic, da Cia Cearense de Molecagem.
Oficialmente inaugurado em abril de 1996, o Teatro da Praia, que já funcionava três anos antes, mobilizou grandes plateias para seus espetáculos, cursos e oficinas. O equipamento foi responsável por trazer vida para o bairro Praia de Iracema a partir de um lugar pensado e concebido pelo trabalho artístico.

História
A Praia de Iracema nos remete a um lugar de efervescência cultural, tendo sido palco da boemia e da arte da capital cearense durante décadas. Denominada anteriormente de “Praia do Peixe”, em razão da tradição jangadeira no local e habitada por famílias de pescadores, ganhou o nome de Praia de Iracema no dia 7 de maio de 1925, após sugestão do conselho de moradores por meio de concurso realizado na época. Seu nome vem da personagem Iracema, título do romance do escritor cearense José de Alencar.

Serviço
Estreia do documentário “Praia de Iracema e suas Múltiplas Narrativas”, de Carri Costa
Data: 07/05 (sexta-feira)
18h: live com Carri Costa e Solange Teixeira
19h: Exibição do Documentário “Teatro da Praia: uma resistência em cena” de Carri Costa
Onde: Canais do Instituto Iracema e do Cineteatro São Luiz no Youtube

Projeto Na Calçada – Aniversário da Praia de Iracema
Data: 08/05 (sábado)
Hora: 17h
Atrações: Show de Ayla Lemos, seguido do show da banda Bellois
Onde: Canal do Centro Cultural Belchior no Youtube

FONTE: SECOM CE

Compartilhar:




Comentários:

Colunistas