logo

Proposta aprovada no Programa Centelha desenvolve simulador marítimo em Sergipe

Proposta aprovada no Programa Centelha desenvolve simulador marítimo em Sergipe

O projeto prevê também formação de mão de obra qualificada para setor de petróleo e gás

Imagine poder localizar vazamentos hidráulicos e fazer inspeção visual de equipamentos marítimos com o auxílio da tecnologia. É exatamente isso que a startup sergipana Osh Tecnology está propondo com o projeto Aquarium 1.0, um simulador com ambientes realísticos de operações com ROV (Veículo Remotamente Operado).

A ideia surgiu da necessidade de capacitação de profissionais para a crescente demanda do mercado offshore, principalmente na exploração de petróleo em águas profundas. A iniciativa objetiva realizar treinamento de pessoal para operar robôs marítimos e auxiliar na tomada de decisão dentro das operações ROV. O simulador está sendo desenvolvido com tecnologias de georreferenciamento, navegação robótica e modelos hidrodinâmicos.

A proposta é destinada para empresas que estarão no futuro da robótica subaquática. Atuando nas profundezas, ele consegue localizar irregularidades para que a empresa saiba o que precisa ser reparado, além de apontar vazamentos, evitar poluição e permitir a limpeza com agilidade das áreas poluídas.

O projeto foi um dos aprovados no Programa Centelha, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e a Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), ação que estimula a criação de startups com novas ideias e amplia o empreendedorismo inovador em Sergipe. Os participantes viram no programa a oportunidade para se tornarem empreendedores e assim foram motivados.

No caso do Aquarium 1.0, os aspectos inovadores estão ligados à redução de material e equipamento para submeter as simulações de ROV, melhoramento na didática de aula e o baixo custo. Para os idealizadores do projeto, com o simulador, será possível aumentar a competitividade operacional e criar novas oportunidades de formação de mão de obra qualificada para o setor de petróleo e gás.

Aplicação e Funcionalidades
Dentre as principais aplicabilidades do simulador está o auxílio na localização de vazamentos hidráulicos, operações de fechamento e abertura de válvulas manuais; a observação e inspeção visual de equipamentos e do leito submarino e a supervisão de operações.

O simulador possui modelo hidrodinâmico, que se aproxima da realidade, facilitando a tomada de decisão por parte da empresa, além de sistema de controle de profundidade e orientação em ambiente marinho e robô virtual.

Centelha
O Programa Centelha foi lançado em junho de 2019, com o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico como base para a modernização do estado. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceira com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI, que é responsável pela operação.

FONTE: SECOM SE

Compartilhar:




Comentários:

Colunistas